Exterior? O que saber! – Dinheiro, papel ou plástico?!

- Hello! How can I help you?
- Hello! How much is this?
- It is 42,69 plus taxs, only cash.

Ah! Sim, meu caro(a), vamos falar de Money, Plata, Grana, Airgead, Bufunfa! Como já havia falado em posts anteriores, quando se vai para o exterior, você precisa provar que não está indo para lá para ficar, ou seja, que você tem condições de está fazendo uma viagem desses e nada melhor que dinheiro para isso. Calma, não estou dizendo que você tem que subornar geral e nem estou dizendo que só se viaja com dinheiro. Vamos la, vivemos em um mundo capitalista, onde quanto mais dinheiro para os cofres do governo melhor e, nada melhor que turistas para inflar agitar uma economia.

Ok, depois dessa breve aulinha de lógica e história, vamos ao que interessa! Você deve está pensando: “Ah! Finalmente um post onde irá me dizer o quanto eu devo levar para uma viagem!”. E eu respondo: “Não! Pelo menos não agora”.

Não tem como um blog ou um site escrever o quanto de dinheiro você deve levar para uma viagem, sem ser extremamente específico. O motivo é simples, cada um viaja de um jeito e por um período de tempo, logo o que serve para um não necessariamente servirá para você. Mas não se preocupe, mais para frente pretendo abordar este assunto com mais calma. Por hoje iremos focar em dinheiro e não no o quanto gastar. Paradoxo? Nos próximos posts sobre o assunto você irá compreender.

Por agora, iremos focar nas duas maneiras mais comum de se andar com dinheiro no exterior: Cash (mais conhecido como verdinhas) e Cartões de Crédito. Existem outras, mas hoje é só isso. Quem já é amigo/companheiro de viagem, isso não será nenhuma novidade, mas se você está entrando nesse mundo agora, as informações abaixo são básicas, obrigatórias para sua viagem.

Cash ou Dinheiro em papel

imagem tirada da internet
imagem tirada da internet

Esse é simples, você pode trocar a moeda local pela moeda corrente do país de destino em sua própria cidade, se ela possuir casas de câmbios, se não possuir, os aeroportos que normalmente fazem ou recebem vôos internacionais tem essas casas.

O valor que você receberá em moeda estrangeira, provavelmente não será o valor exato que você tem, pode ser mais ou pode ser menos, isso vai variar de acordo com o cambio do dia.

Dicas: Nunca ande com um volume alto de dinheiro vivo em um mesmo local, distribua esse dinheiro e sempre utilize os cintos porta dinheiro. Até mesmo em seus passeio por NY, procure andar com pouco dinheiro na carteira e levando um determinado valor no cinto.

 

Cartões de Crédito

Imagem retirada da internet
Imagem retirada da internet

Esse aqui é cheio de pegadinhas. Não pode ser qualquer um, tem que ser o  cartão de crédito Internacional, você precisa desbloquea-lo no banco (alguns bancos/finaceiras já o enviam desbloqueado, mas confirme assim mesmo com o seu gerente). Quando for ligar para o banco, não confie 100% nas atendentes. Aliás, ligue logo para o seu gerente, várias vezes fui pega por situações um tanto quanto desconfortável, porque  a operadora do call center me informou errado.

Aqui as dicas principais são:

1. Se você tiver laptop, leve-o para a viajem e o cadastre e se cadastre (caso ainda não possua) no internet bank do seu banco, pois assim você poderá pagar o limite do seu cartão quanto o mesmo estourar (isso, claro, levando em conta que você não seja um consumista de carteirinha) ou resolver alguns possíveis problemas.

2. A outra e também igualmente importante é lembrar de cadastrar a senha para saques em bancos 24hrs (ATM) no exterior. Cada uma tem sua política para saques no exterior utilizando cartões de crédito, vale muito a pena ligar para o seu gerente e ver como faz. Pois muitas vezes, sai mais barato pagar com dinheiro do que com cartão, já que a cada compra é cobrada uma taxa pela operadora do cartão. Aqui há uma meteria muito bacana feita pelo guia 4 rodas onde eles falam sobre as taxas e tipos de cobranças de alguns cartões de crédito.

Então a dica é simples, utilize o dinheiro para compras pequenas como almoços, lanches, lembrancinhas e compras individuais e deixe o cartão para as compras de alto valor e/ou grandes quantidades, pois assim pagará menos taxas.

Nós vemos por aí!

About these ads

Sobre Out There

Immigration stamp collector
Esse post foi publicado em Dinheiro, Exterior? O que saber! e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Exterior? O que saber! – Dinheiro, papel ou plástico?!

  1. Bernardo Dauer disse:

    Quanto a pagar em cash ser sempre mais vantagem que cartão é relativo, algumas vezes não é, quando você vai em uma casa de cambio geralmente paga um ágio de 5% + iof + taxa. Isso por si só já é, algumas vezes, maior que a taxa de uso do cartão no exterior (no caso do meu é a cotação do dia do pagamento + 2,5%).

    Outra questão é, o que pode sobrar dolares e quando for vender para a casa de cambio, terá que pagar novamente todas essas taxas… no cartão você paga somente o que usou, são valores relativamente baixos mas, se for passar um tempo longo viajando ou gastar muito, vale apena ver com calma.

  2. Entendo, mas o cenário em questão é para aqueles que usarão o cartão para comprar tudo,desde um cafezinho até uma loja inteira. Se você utilizar o cartão para comprar um chocolate quente, o cartão irá cobrar uma taxa, se logo depois você resolver comprar um biscoito, você irá pagar a taxa novamente. Agora imagine isso por uma semana ou um mês. No lugar de você gastar o dinheiro nas suas férias, terá dado uma boa quantia para operadora do cartão de crédito. Enquanto nas casas câmbios (sim as taxas são realmente altas), no pior caso estará pagando a taxa duas vezes e não toda vez que utilizar o cartão.

    Como disse, muitas vezes sai mais barato pagar em dinheiro do que em cartão, mas como também escrevi, não é sábio andar com muito dinheiro. Então a dica é simples, utilize o dinheiro para compras pequenas como almoços e lembrancinhas e deixe o cartão para as compras de alto valor e se puder fazer essas compras altas em um mesmo lugar e tudo de uma vez, melhor, pois assim pagará menos taxas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s