Visto Americano

Hello hello pessoas!

Recentemente fui tirar um novo visto americano para não imigrantes e percebi que algumas coisas mudaram desde a última vez. Então aqui para escrever um breve relato de como este novo processo está ocorrendo.

O passo inicial continua o mesmo, o famoso DS-160, em resumo nele você informa o consulado a que pretende solicitar, preenche todos os seus dados, seus ganhos, escolaridade, aonde vai ficar (se já tiver um local), dados do voo (se já o possuir) e possíveis doenças (é isso aí, doenças). O DS-160 é um formulário que serve para quase todo o tipo de solicitação de visto de não imigrantes, mas se você é investidor, comerciante ou noiva(o), o formulário é outro: DS-156E (investidor e/ou comercio) e o DS-156K (nova(o)),  ambos não eletrônico. Mas como o meu caso é o primeiro, as formações abaixo podem ser lidas com veracidade para os solicitantes DS-160.

Após o formulário preenchido é hora de pagar e agendar a entrevista (se for o caso). Para isso o consulado criou um site todo em português para ajudar os aplicantes e faz parte do processo de solicitação de visto. Nele é gerado o boleto bancário, o agendamento e as informações necessárias para a devolução do seu passaporte após seu visto ser aprovado.

O valor da taxa atualmente é de U$160,00 para o de turista (e C1/D, F, M, J, I, TN, TD). Agora é possível efetuar o pagamento através de boleto bancário em qualquer caixa eletrônico ou internet bank e cartão de credito via telefone. O consulado também disponibiliza o skype para atendimento, USVISABRAZIL. Este serviço pode ser contactado de segunda a sexta, das 7:00 às 19:00 h. O tendimento telefônico também disponibiliza tira dúvidas, agendamento de entrevista e correções de informações contidas no site. O agendamento e a informação sobre renovação de visto ou um novo visto só poderá ser realizado após o pagamento da taxa.

Com o agendamento concluído agora é se preparar para a entrevista. Esta parte também mudou, agora são dois dias para aplicantes que não são do tipo renovação. Um tanto complicado no começo, mas se você já tirou visto antes, vai perceber que na verdade facilitou (apesar dos dois dias). Primeiro é necessário uma ida ao CASV (centro de atendimento ao solicitante de visto), nele você vai tirar suas impressões digitais e uma foto, tudo muito rápido, demorou apenas 20 min da hora que cheguei até a hora que saí. O segundo dia foi a entrevista, este é no próprio consulado. Lá você recebe uma procuração (para o caso de uma outra pessoa ir pegar seu passaporte) e faz a entrevista. Apesar de estar com todos os papéis em mãos, eles não me pediram nada, apenas fizeram perguntas do tipo onde trabalhava e a quanto tempo, o que iria fazer lá, e quem iria custear minha estadia no país. A entrevistadora, assim como todo o resto do pessoal, foram extremamente educados e gentis. Todo o processo, da entrada até a saída não demorou 40 min.

E agora vamos as dicas:

  • Uma dica muito importante para quem vai para a entrevista é falar exatamente o que colocou no formulário;
  • Leve todas as informações que comprove que você possui vínculos com o Brasil e que você tem como se custear lá, ex: declaração do trabalho, imposto de renda, extrato do banco, carteira de trabalho, holerite, dentre outros;
  • Apesar do intervalo entre a da ao CASV e o Consulado ser de no máximo 7 dias, no agendamento, se você não mora na cidade em questão, procure por datas próximas para evitar idas e vindas;
  • Mais uma vez toco no vestuário, assim como em uma entrevista de trabalho, a primeira impressão é tudo;
  • Lembre-se, o consulado pode estar localizado no Brasil, mas da porta para dentro é território americano.

Sobre Out There

Immigration stamp collector
Esse post foi publicado em Exterior? O que saber!, Visto e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s